domingo, 29 de maio de 2011

Qual a Origem Disto?

Como isso foi acontecer? Por que isso esta acontecendo? O que aconteceu para isso acontecer? De que forma isso foi acontecer?

Ok, todas as perguntas poderiam ser as mesmas, nada mudaria se a forma de escrita fosse diferente, a questão é sempre a mesma.

Muitas vezes nos perguntamos porque determinada coisa aconteceu, ou acontece, se nada disso estava programado. Pensamos: "Mas eu não fiz nada para isso acontecer!" ou: "Por aquilo que eu fiz ocasionou nisto"  até: "Eu fiz tudo certo, como pode dar errado?"

A realidade é que tanto as perguntas como as possiveis respostas sempre vão ser as mesmas, independente do que aconteça. No final, estamos todos a mercê de uma incostância de variaveis. Algo que aconteceu com alguém, em outro lugar, provocou uma reação em cadeia passando de pessoa pra pessoa até chegar em nós. Ou algo que você fez aqui, vai levar outra pessoa a fazer tal ato que surgira na vida de uma 3ª, 4ª ou 5ª pessoa. A mesma teoria que usam pra batida de asas de borboleta, dada em um canto do mundo, que ocasiona um furacão do outro lado do mesmo. Não conseguimos encontrar uma explicação para as nossas perguntas se não abringirmos nosso campo de visão para um todo. E mesmo assim, ela não seria completa.

Podemos dizer que a culpa é nossa, de outra pessoa, ou por um fato. Mas o que ocasionou isso a ocorrer? Ficariamos voltando no passado, vez após vez, para explicar o que levou algo a ocorrer. Aconteceu por isto. E por que isto ocorreu? Por causa daquilo. E aquilo se originou de onde? Daquele fato. E aquele fato?

Sempre estariamos voltando pra responder algo. Sim, coisas boas e ruins acontecem porque outras surgiram antes, e assim, sucessivamente até o começo de tudo, se houver mesmo "o começo".

Mesmo assim, nada tira o fato de que a responsabilidade sobre algo tenha que ser tirada. Todos são responsaveis por tudo. Eu sou. Você é. Ele. Ela. Eles. Todos. Cada um tem a sua parcela de culpa em tudo que acontece, não podem haver desculpas também.

As vezes pensamos que fizemos o mais certo que podiamos, ou o mais errado que foi possivel controlar. Nós podemos ter tudo como não podemos ter nada. Não depende de você ou de outra pessoa. Depende de um todo. Um "todo" muito grande, maior do que qualquer consciência possa compreender.

É impossível existir a afirmação "Foi porque era o que tinha que ser." Isso é fugir da resposta, isto é não querer saber o porque. Embora no final de tudo, quando nos sentimos cansados da maré que estamos, não podemos condenar, de forma alguma quem chegue a esta conclusão. As vezes, é a melhor a ser tomada mesmo.

5 comentários:

  1. "nos perderemos entre monstros da nossa própria criação"

    ResponderExcluir
  2. é tudo muito suurpreendente . Viivemos em meio a tantas coisas inexplicáveeeis. Viver é inexplicável. Mas,resta-nos apenas continuar a questiionar, viiver e tentar encontrar respostas para tantas perguntas;

    ResponderExcluir
  3. Carol: Adorei!!!!!
    Vou continuar futricando aqui,rsrsrs
    depois me visite se puder no Camaleão em Casa
    http://ziecamaleao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog em geral, gostei da maioria dos posts, muito bem escrito, inteligente ! Parabéns, voltarei mais vezes !

    PS: Estou voltando à escrever, colocarei meus textos aos poucos, dá uma passada lá também, veja se gosta, comente se gostar, e se for possível me seguir... Muito Obrigado

    http://sorteeacaso.blogspot.com/

    ResponderExcluir