sábado, 29 de janeiro de 2011

Religião

Esse é um tema complicado de se falar, pois quem da sua opinião, sempre pende para a religião que segue, seja católico, evangélico, espirita, umbandista, etc. Cada religião segue fielmente suas normas perante o Deus que segue. Se bem que na realidade o Deus seria o mesmo, visto somente de formas diferentes.

Eu, sempre quando questionado, digo que não acredito em Deus nenhum. Pois para mim, essa imagem passada, essa imagem vendida, pelas religiões, soam como algo que incomoda.

Sou de família católica, porém nunca fui praticante e, apesar de gostar muito de livros, a Bíblia nem de longe esta na minha lista de livros que pretendo ler algum dia. Porque?

A Igreja em suma, ja distorceu tanto a imagem do "seu Deus" ao decorrer dos anos. Desde os primeiros séculos e ao longo do tempo. O "dízimo" cobrado para ter "seu lugar garantido no céu" é talvez uma das principais coisas que me fazem repugnar a mesma. Na evangélica, as pessoas se juntam e começam a cantar, agradecer e dar razão a tudo do senhor. Até aí tudo bem, que sejam agradecidas, o que não concordo é com o ponto de vista. "Deus esta te observando, você tem que ama-lo. Tem que louva-lo, Tem que seguir a sua palavra, pois ele morreu por você". E seguem com: "Eu estou te dando a chance, estou te passando a Palavra do Senhor, agora é você que decide se o ama ou não, pois quando houver o arrebatamento ele julgara os justos, aqueles que o seguem .... ah e bla bla bla"

ISSO, me incomoda. Essa imagem passada de que você TEM, que segui-lo, ama-lo, fazer e viver tudo por ele. Coisas assim me fazem simplesmente me afastar mais ainda de qualquer conceito de religião que exista.

Confesso, eu acredito em Deus, mas não nesse Deus vendido por todos, e sim em um Deus que te deu a vida, que te deu o Livre-arbítrio  para fazer o que quiser com a sua vida. Ele não é responsavel pela felicidade ou pela desgraça na sua vida. Você é. Você e as decisões que toma. Não jogue suas frustrações e/ou felicidades nele dizendo que era algo premeditado, que estava escrito.

Nada é escrito, senão não haveria motivo de se ter opções, escolhas e sim, seriamos mais mecanicos do que ja somos hoje em dia.

Nossa vida é consequência de nossos atos, pura e simplesmente isso.

Acredito em Deus, mas não em um ditador, um rei, um senhor da razão supremo. Mas acredito na energia, na compaixão. E se houver uma "outra vida" ou algo após isso, não serei julgado por repudiar quem se vende cegamente e julga os outros pelas suas crenças.

Esse não é o meu Deus.

3 comentários:

  1. Henrique,
    Realmente religião é algo muito, mas muito difícil de se conversar. Eu não tenho religião nenhum. Não preciso de seguir uma religião específica para acreditar em Deus. Não sei exatamente o que significa Deus, o criador, porém, algo existe lá pra cima. É o que penso.
    Curioso como as pessoas esquecem que as religiões foram as principais causadoras na maioria dos conflitos e guerras existentes em toda história da humanidade.
    Estou seguindo teu blog, se puder retribuir, agradeço.
    Um abraço e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. seguingo :D

    Vamos nos promover, Siga-me que eu te sigo!

    http://felipemarggera.blogspot.com/

    Comigo não tem calote :D

    Boa noite a todos!

    ResponderExcluir